Bem vindo!

"A doença é, em essência , o resultado do conflito entre alma e mente...enquanto nossa alma e personalidade estão em harmonia, tudo são prazer e paz, felicidade e saúde, quando nossas personalidades são desviadas do caminho traçado pela alma, quer por nossa própria vontade mundana quer pela persuasão de terceiros surge o conflito." (Dr.Edward Bach).

Nosso objetivo

Este blog se destina a facilitar o acesso para o atendimento com a terapia com essências florais.
Rosangela V.Bittar Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universifdade Federal de Pernambuco

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Significado de Saúde.


Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE - Reiki Master


Saúde é o estado de equilíbrio do corpo, mente e espírito. Doença é uma resposta do corpo ao estado de desequilíbrio entre corpo, mente e espírito, isto acontece quando se estabelece um desconforto provocado pela insatisfação da alma em alguma esfera de sua vida, ou provocada por um trauma na sua vida uterina, infância, adolescência ou vida adulta. A doença é sinalização do corpo indicando que alguma coisa não vai bem.
Assim, a finalidade da doença é nos conscientizar, chamar atenção sobre temas de nossa vida que precisam ser trabalhados, porque na maioria das vezes não nos damos conta dos desequilíbrios (ficam na esfera do inconsciente porque sempre procuramos dar desculpas para nós mesmos,relevando, dando uma importância menor às situações mal resolvidas) que em última instância cristalizam-se em sintoma indicativos de doença cuja raiz, causa precisa ser tratada.

As situações "mal resolvidas" podem ser fruto de estímulos internos (eventos tráumáticos que de acordo com nosso mental, emocional em conjunto cm as crençs absorvidas e aprrendidas ao longo da vida seja através ds nossos vínculos) e estímilos externos que é fruto do fato e vivermos em sociedade, onde somos alvo de ações de terceiros e eventos que fogem ao nosso controle e muitas vezes entendimento. No entanto, este último tem haver com a permissividade nossa que atribuímos valor exagerado aos ações de outros que interferem em nosso mental e em nosso estilo de vida. Muitas vezes fazemos coisas as quais não concordamos para não confrontar pessoas, aceitando ir contra nosso interior e deste confronto saímos perdedores. Porque quem pode ir contra sua própria essência ou alma? Então, sempre pagamos um preço por tal comportamento.

Tenho pacientes que aceitam viver relações perniciosas, que as incomodam por medo, pra não criar situações conflitantes mas o conflito existe dentro de cada um de nós. Isto acontece nas relações claustrofóbivas familiares, conjugais, filiais, também nas dores emocionais mal curadas pelas perdas de pessoas queridas, posição social, dinheiro, existe muita crueldade neste mundo! Existe muito egoísmo!Exite muita angústia e tristeza!Existe raiva não expressa! O medo impregna até o desejo de se libertar destas situações restando um nó que não desata! Para mim, doença é um “puxão de orelha” do universo dizendo precisamos mudar nossos pensamentos, rever crenças, mudar a forma de viver as relações, transformar o estilo de vida em direção ao que é saudável!

Mas o ser humano é cabeça dura, teimoso e vem o medo até de mudar para melhor. É o medo do desconhecido, tem pessoas que cria vínculo cm a doença (porque atravé dela tem atenção) e a saúde não é benvinda.

O que é saúde? É muito mais do que não apresentar sintomas.

Saúde é a aceitação da vida com todas as suas imperfeições e contradições. É uma expansibilidade do ser que se fortalece ao metabolizar (digerir) todas as experiências vividas onde cada um de nós assume responsabilidade pelos desafios e pelas lições de vida.

A Terapia Floral(TF) ajudar neste caminhar.
Mas a TF não interfere em seu livre arbítrio.
A escolhe, a útima palavra cabe sempre a você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário