Bem vindo!

"A doença é, em essência , o resultado do conflito entre alma e mente...enquanto nossa alma e personalidade estão em harmonia, tudo são prazer e paz, felicidade e saúde, quando nossas personalidades são desviadas do caminho traçado pela alma, quer por nossa própria vontade mundana quer pela persuasão de terceiros surge o conflito." (Dr.Edward Bach).

Nosso objetivo

Este blog se destina a facilitar o acesso para o atendimento com a terapia com essências florais.
Rosangela V.Bittar Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universifdade Federal de Pernambuco

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aceitação no Brasil e no Mundo

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE


A Terapia com Essências Florais tem o aval da Organização Mundial de Saúde – OMS que a reconheceu em 1976 como terapia complementar.

O Dr. H. A W. Forbes, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para assuntos relacionados à medicina tradicional, declarou em seu parecer sobre a terapia floral: “Os remédios florais parecem trabalhar segundo o mesmo princípio da homeopatia – eles transmitem um padrão de energia. Eu próprio, em minha prática médica, tenho usado as essências florais de maneira crescente durante os últimos 17 anos...”. (Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization-WHO, 1983).

Portaria n.º71 de 03/05/2006 que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares (PNPIC) no SUS.
Parágrafo Único: “Esta Política, de caráter nacional recomenda a adoção pela Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares”.

No campo das Práticas Integrativas e complementares, compreendem segundo a OMS práticas de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa - MT/MCA; tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Dentro desta visão está inserida a Terapia com Essências Florais.

No Brasil ela é regulamentada em vários Estados e Municípios, como no Estado do Rio de Janeiro e no município de Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Vejam artigos publicados no blog que tratam do assunto:

http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário