Bem vindo!

"A doença é, em essência , o resultado do conflito entre alma e mente...enquanto nossa alma e personalidade estão em harmonia, tudo são prazer e paz, felicidade e saúde, quando nossas personalidades são desviadas do caminho traçado pela alma, quer por nossa própria vontade mundana quer pela persuasão de terceiros surge o conflito." (Dr.Edward Bach).

Nosso objetivo

Este blog se destina a facilitar o acesso para o atendimento com a terapia com essências florais.
Rosangela V.Bittar Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universifdade Federal de Pernambuco

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que são Essências Florais

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Coodenadora de Práticas Integrativas e Complementares da ABRAz (Associação Brasileira e Alzheimer) Regional Pernambuco gestão 2008/2011.

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos e elixires com elementos do mar ou gemas (pedras) que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive.

As essências florais são preparadas a partir de flores silvestres no auge da florada, nas primeiras horas da manhã quando a planta ainda está cheia de orvalho, em lugares na natureza em que as forças da natureza se encontram intactos.
As Essências Florais catalizam processos de cura e auto-cura.

A terapia floral é uma terapia complementar, que deveria ser usada na prevençaõ de agravos. Auxilia,por exemplo, na preparação para cirurgias e a recuperação no pós-cirúrgico. Trata traumas e abusos sofridos inclusive no ventre materno no caso de crianças que não foram desejadas.

Situações de vida quando a pessoa não sabe o que fazer que decisão tomar, proporciona tranqüilidade para tomar a decisão mais acertada.

O floral promove a tranqüilidade para passar pelas situações de vida que afetam o mental e emocional.

Pessoas com Síndrome de Pânico ou que desenvolveram por sua história de vida doenças incapacitantes, o floral dá qualidade de vida a este paciente.

Para problemas emocionais que somatizam na pele, por exemplo, como erupções, ou doenças de pele com cicatrização difícil; o floral viabiliza a cura do problema inclusive potencializando os outros tratamentos como o alopático.

Para pacientes com câncer em qualquer estágio a doença promove qualidade vida pois, com os florais podemos combater o medo do diagnóstico, do tratamento, da doença, co relação ao futuro, minimizar o mal estar da quimioterapia(naúseas e vómitos), restaurar as forças em geral, beneficiar o reestabelecimento nos casos cirúrgicos, combate a fadiga, melhora a auto-estima, depressão e estresse. a radioterapia minimizar os efeitos da mesma no corpo, e muito mais. Não só no paciente mas, também é indicada aos familaires que certamente sofrem durante o processo de tratamento curativo e nos casos de estágio paliativo.

Nos pacientes com Alzheimer, controla comportamento agressivos, combate a depressão, conforta e para os familiares e cuidadores que sofrem com o desenvolvimento da doença (em seus diversos estágios progressivos)a terapia floral auxilia grandemente, já que a sobrecarga emocional afeta diretamente ao cuidador.

Nos casos de profissionais que têm atividades estressante em seu cotidiano e que desenvolvem a Síndrome de Bournout (profissionais de sáude, de informática,etc) a Terapia Floral é um trunfo que deve ser considerado no tratamento destes profissionais, que a nível físico somatizam: pressão alta, gastrite, diabete etc.

Nas organizações empresariais a terapia floral é de grande ajuda na prevenção de agravos e situações que acabam impactando nos índices de absenteísmo (nas mulheres podemos tratar a TPM, os problemas dolosos, o estresse, depressão, fadiga, desmotivação, na administração de conflitos).

Existem florais para várias situações de vida, é só procurar um terapeuta qualificado.

Determinadas situações vivenciadas não tratadas, apresentará somatização desenvolvendo uma doença que poderá ser de uma dor de cabeça, um câncer, doença reumática, problemas de pele etc. a psicossomática explica isto.

Através da observação e a escuta da história de vida do paciente, o terapeuta através de seu “olhar diferenciado”, conhecimento e experiência terapêutica desenvolverá uma formulação adequada e individual que proporcionará qualidade de vida, equilíbrio, tranqüilidade, conforto, bem estar ou o conduzirá a uma jornada de auto-conhecimento que enriquecerá a vida deste indivíduo abrindo um leque de possibilidades e assertivas em sua vida.

Contato: rosangela.bittar@globo.cm

Nenhum comentário:

Postar um comentário