Bem vindo!

"A doença é, em essência , o resultado do conflito entre alma e mente...enquanto nossa alma e personalidade estão em harmonia, tudo são prazer e paz, felicidade e saúde, quando nossas personalidades são desviadas do caminho traçado pela alma, quer por nossa própria vontade mundana quer pela persuasão de terceiros surge o conflito." (Dr.Edward Bach).

Nosso objetivo

Este blog se destina a facilitar o acesso para o atendimento com a terapia com essências florais.
Rosangela V.Bittar Especialista em Terapia com Essências Florais pela Universifdade Federal de Pernambuco

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Aceitação no Brasil e no Mundo

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE


A Terapia com Essências Florais tem o aval da Organização Mundial de Saúde – OMS que a reconheceu em 1976 como terapia complementar.

O Dr. H. A W. Forbes, consultor da Organização Mundial de Saúde (OMS) para assuntos relacionados à medicina tradicional, declarou em seu parecer sobre a terapia floral: “Os remédios florais parecem trabalhar segundo o mesmo princípio da homeopatia – eles transmitem um padrão de energia. Eu próprio, em minha prática médica, tenho usado as essências florais de maneira crescente durante os últimos 17 anos...”. (Traditional Medicine and Health Care Coverage, World Health Organization-WHO, 1983).

Portaria n.º71 de 03/05/2006 que aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares (PNPIC) no SUS.
Parágrafo Único: “Esta Política, de caráter nacional recomenda a adoção pela Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal, e dos Municípios, da implantação e implementação das ações e serviços relativos às Práticas Integrativas e Complementares”.

No campo das Práticas Integrativas e complementares, compreendem segundo a OMS práticas de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa - MT/MCA; tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Dentro desta visão está inserida a Terapia com Essências Florais.

No Brasil ela é regulamentada em vários Estados e Municípios, como no Estado do Rio de Janeiro e no município de Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

Vejam artigos publicados no blog que tratam do assunto:

http://terapiafloralqualidadedevida.blogspot.com http://praticascomplementaresasaude.blogspot.com

Questionário Consulta via Email

por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco
CRT 42435

Passo 1: As consulta oferecidas aqui são pagas através de depósito bancário ou doc na conta da terapeuta. Para tal você, deve inicialmente fazer contato através do email: rosangela.bittar@globo.com para efetuar o depósito e firmar a intenção de efetuar a consulta via email.
O valor das consultas é de R$ 60,00.

Passo 2: Confirmar o pagamento da consulta.

Passo 3: Preencher e enviar o questionário.

Passo 4: O envio da prescrição para a manipulação da fórmula será remetido após a confirmação do depósito e avaliação das informações prestadas o tempo máximo é de 24 hs.

Passo 5: A terapia floral é um tratamento que deve ser efetuado cm acompanhamento no mínimo por 4 meses, o período dependerá de cada caso apresentado.
Não esqueça: O questionário abaixo deverá ser preencuido e enviado para a terapeuta a fim de se fazer a prescrição terapeutica.

A Base Conceitual da Terapia Floral, segundo Bach:
A Terapia com Essências Florais devolve ao indivíduo atitudes saudáveis, exalta as virtudes transformando crise, em oportunidade de aprendizado e evolução, fortalecendo a pessoas, auxiliando-a a resgatar a energia e a serenidade necessária para seu corpo, sua mente e sua alma.


Importante: O tratamento com Terapia Floral é complementar a saúde, e não dispensa o tratamento médico nos casos de doenças diagnosticadas pré existente.

Questionário Para Acompanhamento Paciente primeira consulta

data do envio do questionário:

Nome:

Endereço:

Bairro: Cidade: Cep.: telefone residencial: Celular: Trabalho:

Local de nascimento data e hora(se souber)
Email:

Atividade profissional:

Mora com alguém? Quem?
Tem religião? Qual?


Motivo principal da consulta?


É portador de alguma doença? Caso positivo mencionar qual, há quanto tempo tem o diagnóstico e se vem sendo aocmpanhado por um médico.

Caso tenha câncer, onde é localizado, há quanto tempo foi detectado, que tratamento está fazendo, onde está fazendo o tratamento (quimioterapia, radioterapia,...)


Como se sente emocionalmente?



Como é convívio familiar?



Hierarquização das queixas e sintomas apresentados:



Tem alguma dor física, se positivo dizer em que parte do corpo se localiza.

Que problemas de saúde apresenta? (tem pressão alta, diabetes, problema cardíaco etc.)

Faz algum tratamento convencional? Qual?

Toma algum remédio alopático? Qual ou Quais?

Já fez alguma cirurgia?

Já sofreu algum acidente?

O intestino funciona bem?

Dorme bem?


Quais são as doenças familiares (pai, mãe, avós se souber) .
Cite:

Faz alguma atividade física?

Faz algum tratamento alternativo ou complementar? (acupuntura, homeopatia)

Já tomou Essências Florais? Se positivo, como se sentiu? Lebra o que tomou?

Quando surgiu o(s) problema(s) atual (is)? Lembra?

Antes das atuais queixas aconteceu algum episódio que a desestabilizasse, ou alguma perda significativa?


Qual hora do dia ou da noite que sente maior desconforto?

O que mais deseja para si neste momento?

Como você reage a situação de stress.

Que cores prefere?

Que tipo de alimentos prefere?

Tem algum hobby ou atividade prazerosa?


O que mais deseja para si neste momento?

Cite em sua avaliação duas qualidades e dois defeitos de sua personalidade.

O que são Essências Florais

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Coodenadora de Práticas Integrativas e Complementares da ABRAz (Associação Brasileira e Alzheimer) Regional Pernambuco gestão 2008/2011.

As essências florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos de flores, plantas e arbustos e elixires com elementos do mar ou gemas (pedras) que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive.

As essências florais são preparadas a partir de flores silvestres no auge da florada, nas primeiras horas da manhã quando a planta ainda está cheia de orvalho, em lugares na natureza em que as forças da natureza se encontram intactos.
As Essências Florais catalizam processos de cura e auto-cura.

A terapia floral é uma terapia complementar, que deveria ser usada na prevençaõ de agravos. Auxilia,por exemplo, na preparação para cirurgias e a recuperação no pós-cirúrgico. Trata traumas e abusos sofridos inclusive no ventre materno no caso de crianças que não foram desejadas.

Situações de vida quando a pessoa não sabe o que fazer que decisão tomar, proporciona tranqüilidade para tomar a decisão mais acertada.

O floral promove a tranqüilidade para passar pelas situações de vida que afetam o mental e emocional.

Pessoas com Síndrome de Pânico ou que desenvolveram por sua história de vida doenças incapacitantes, o floral dá qualidade de vida a este paciente.

Para problemas emocionais que somatizam na pele, por exemplo, como erupções, ou doenças de pele com cicatrização difícil; o floral viabiliza a cura do problema inclusive potencializando os outros tratamentos como o alopático.

Para pacientes com câncer em qualquer estágio a doença promove qualidade vida pois, com os florais podemos combater o medo do diagnóstico, do tratamento, da doença, co relação ao futuro, minimizar o mal estar da quimioterapia(naúseas e vómitos), restaurar as forças em geral, beneficiar o reestabelecimento nos casos cirúrgicos, combate a fadiga, melhora a auto-estima, depressão e estresse. a radioterapia minimizar os efeitos da mesma no corpo, e muito mais. Não só no paciente mas, também é indicada aos familaires que certamente sofrem durante o processo de tratamento curativo e nos casos de estágio paliativo.

Nos pacientes com Alzheimer, controla comportamento agressivos, combate a depressão, conforta e para os familiares e cuidadores que sofrem com o desenvolvimento da doença (em seus diversos estágios progressivos)a terapia floral auxilia grandemente, já que a sobrecarga emocional afeta diretamente ao cuidador.

Nos casos de profissionais que têm atividades estressante em seu cotidiano e que desenvolvem a Síndrome de Bournout (profissionais de sáude, de informática,etc) a Terapia Floral é um trunfo que deve ser considerado no tratamento destes profissionais, que a nível físico somatizam: pressão alta, gastrite, diabete etc.

Nas organizações empresariais a terapia floral é de grande ajuda na prevenção de agravos e situações que acabam impactando nos índices de absenteísmo (nas mulheres podemos tratar a TPM, os problemas dolosos, o estresse, depressão, fadiga, desmotivação, na administração de conflitos).

Existem florais para várias situações de vida, é só procurar um terapeuta qualificado.

Determinadas situações vivenciadas não tratadas, apresentará somatização desenvolvendo uma doença que poderá ser de uma dor de cabeça, um câncer, doença reumática, problemas de pele etc. a psicossomática explica isto.

Através da observação e a escuta da história de vida do paciente, o terapeuta através de seu “olhar diferenciado”, conhecimento e experiência terapêutica desenvolverá uma formulação adequada e individual que proporcionará qualidade de vida, equilíbrio, tranqüilidade, conforto, bem estar ou o conduzirá a uma jornada de auto-conhecimento que enriquecerá a vida deste indivíduo abrindo um leque de possibilidades e assertivas em sua vida.

Contato: rosangela.bittar@globo.cm

O Padrão Mental e o Emocional

Como os pensamentos e emoções influenciam a saúde e o bem estar?

 A liberação excessiva de hormônios causada pelo estresse afeta nossa saúde (adrenalina, noradrenalina e cortisol).
 O cortisol por exemplo enfraquece nosso sistema imunológico.
 A adrenalina afeta a ovulação e interfere na fertilidade.
 A causa do estresse reside em nossos pensamentos.

(Benson, Herbert -é médico e professor adjunto na Faculdade de Medicina de Harvard e no Deaconess Hospital. É presidente e fundador do Mind/Body Institute. Escreveu vários livros que abordam a relação entre o corpo e a mente.)
“Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos”.

Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente.
A alegria e a realização nos mantêm saudáveis e prolongam a vida.
A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos.

Suas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com seus pontos de vista pessoais.

Quem está deprimido por causa da perda de um emprego projeta tristeza por toda parte no corpo – a produção de neurotransmissores por parte do cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até suas lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Você quer saber como esta seu corpo hoje? Lembre-se do que pensou ontem.

Quer saber como estará seu corpo amanhã? Olhe seus pensamentos hoje!

Obs.: Fonte do texto acima DEEPAK CHOPRA - É indiano radicado nos EUA desde a década de 70, médico, com especialização em Endocrinologia nos Estados Unidos. Filósofo de reputação internacional, já escreveu mais de 35 livros, um dos mais respeitados pensadores da atualidade.

A Medicina Vibracional identifica o ser humano composto da seguinte forma:
 Corpo físico denso, sólido que tem início quando da fecundação e termina com a morte.
 Corpo emocional formado pelos sentimentos que nos acompanham desde nosso nascimento.
 Corpo mental composto por pensamentos e crenças. É a estrutura de sustentação para sentimentos e emoções.
 Corpo espiritual é a não forma atrás da forma é o que anima o corpo físico.
 A medicina vibracional baseia no paradigma einsteiniano onde se reconhece que toda matéria é energia. Constitui a base da compreensão onde os seres humanos podem ser considerados sistemas energéticos dinâmicos.

Benefícios e Possibilidades de Uso

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela UFPE

 Terapia floral pode promover benefícios nos mais variados momentos e em diversas circunstâncias, desde o primeiro instante da vida até o último suspiro.

 Não há restrições quanto ao tempo de uso dos florais. Pode ser utilizada como tratamento auxiliar em distúrbios: mentais, emocionais e comportamentais.

 Existe uma variedade de essências florais destinadas a proporcionar equilíbrio ao indivíduo em diversas situações tais como indivíduos acometidos por carência afetiva, ciúmes, mágoas, baixo auto-estima, sentimento de inferioridade, narcisismo, dificuldades de relacionamento, autoritarismo, dificuldade de aprendizagem, pessimismo, ruminação mental, indecisões, pesadelos, medos diversos, descontrole emocional, impulsividade, letargia, impaciência, traumas diversos, crianças abandonadas, filhos rejeitados, perda de ente querido etc...Podem ser utilizadas na perpectiva de auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal, tratamento das questões mencionadas acima, em pacientes portadores de doenças crônicas e outras doenças, já que conceitualmente a doença é a cristalização ou somatização das desordens a nível mental, emocional, espiritual e comportamental.

 As essências florais atuam na causa da desordem ou doença. Através de tratamento diligente e sério o terapeuta identifica através da história pessoal do paciente a raiz do problema.

O paciente é que determina qual é a prioridade a ser atendida através da terapia.
Esta terapia é gentil, respeitosa e sutilconforme os preceitos de seu criador Dr. Edward Bach

Contaot: rosangela.bittar@globo.com

A Primeira Sistematização

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialsita em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco

A primeira sistematização de florais surgiu há 71 anos atrás e foi elaborado pelo médico inglês Edward Bach (1886-1936) cujo Sistema é composto de 38 essências e um composto floral para urgências chamado de Rescue Remedy.
Percebeu que cada paciente reagia de uma maneira diferenciada ao mesmo tratamento, e que a reação apresentada influía no curso da doença, portanto demonstrando a grande importância do equilíbrio emocional.
O Dr. Bach, médico bacteriologista e patologista, morreu em 1936, deixando com o seu trabalho as essências florais que são utilizadas até hoje. O enfoque do Dr. Bach possibilitou uma nova visão das doenças, buscando uma razão emocional para as mesmas e tratando-as com uma combinação das suas 38 essências florais e um composto floral para emergências.
Segundo Dr. Bach, “Na verdadeira cura, o nome e a natureza da doença física não têm importância. A doença do corpo é apenas o resultado da desarmonia entre a mente e a alma. A doença é apenas um sintoma da causa e como uma mesma doença manifesta-se de maneiras diferentes, basta remover a causa, que a doença, qualquer que seja ela, automaticamente desaparecerá”. (Escritos selecionados de Bach, p111).
A Terapia com Essências Florais devolve ao indivíduo atitudes saudáveis, exalta as virtudes transformando crise, em oportunidade de aprendizado e evolução, fortalecendo a pessoas, auxiliando-a a resgatar a energia e a serenidade necessária para seu corpo, sua mente e sua alma.
Segundo, Nora Weeks (1940, p.60, 61) Dr. Bach dizia que: Os remédios
usados na Medicina aliviam os sintomas físicos da doença, não removem
a causa subjacente – o humor – e o paciente é deixado sem ajuda
para se elevar acima de seus problemas mentais. Para a maioria
isso não é fácil e para alguns é quase impossível; daí o sofrimento
continuado de tantos...Contudo mesmo as assim chamadas doenças
crônicas e incuráveis seriam eliminadas, uma vez que a mente e o
cérebro recuperassem sua sabedoria e controle normais.
Ameaças de doenças poderiam também ser prevenidas ou modificadas,
pois os sinais da chegada de uma doença são claramente mostrados de
antemão pelo estado mental e o tratamento, nesses casos, seria iniciado
quando o indivíduo se queixasse de “não se sentindo muito ele mesmo”
e sentindo-se mal; então a ameaça de enfermidade não iria se desenvolver”.

Bibliografia:
WEEKS, Nora Descobertas Médicas de Edward Bach Médico, 1940 publicado
na Grã Bretanha por THE C.W. Daniel Co. Essex.
Nora Weeks foi assistente de Dr.Edward Bach até sua morte e continuou o
Trabalho dele junto com Victor Bullen.


Contato: rosangela.bittar@globo.com

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Terapia Floral

Por Rosangela Vecchi Bittar
Especialista em Terapia Floral pela Universidade Federal de Pernambuco


Introdução

A Terapia Floral assim como a Homeopatia, a Fitoterapia, a Massoterapia, a.
Medicina Chinesa, com suas várias práticas como a Acupuntura, o Shiatsu,
e outras – fazem parte do que se conhece como Terapias Complementares,
que buscam atuar de forma integral em todas as dimensões do indivíduo
o físico, o mental, o emocional e o espiritual.

No entanto, dentro deste contexto a Homeopatia, a Terapia Floral e
o Reiki são terapias vibracionais.

Os florais agem por vibração positiva, elevando, equilibrando o indivíduo,
age transformando internamente seus pensamentos, suas emoções,
por conseqüência sua bioquímica interna ou homeostase. Altera
também em resposta a esta mudança interior, a alma das pessoas.

Os florais promovem transformações positivas, faz com que lembremos
experiências vividas que ficaram internalizadas para que possam ser
trabalhadas, digeridas e que sejam liberadas pelo fluxo da vida.

A vida é dinâmica estamos sempre passando por situações
alternadas de embaraços, dificuldades, alegrias ou tristezas, perdas diversas.
Perdas estas que podem ser exemplificadas numa separação de um casa
l onde o casal e os filhos sofrem; a perda de um emprego e toda a série
de acontecimentos que sucedem em cascata acometendo o indivíduo e
sua família; quando um familiar falece seja um pai, uma mãe, um filho,
ficamos traumatizados, perdidos, atônitos, paralisados.
Como aceitar tal evento tão difícil?

Nos casos de Síndrome de Pânico, depressão também a Terapia Floral
pode ajudar promovendo acolhimento, bem estar, paz interior.

A Terapia Floral pode ser associada ou alternada com as diversas
terapias inclusive, como coadjuvante aos tratamentos convencionais
independente do tempo que você esteja fazendo o tratamento.